Como alugar um imóvel sem fiador?

Alugar um imóvel é um processo cheio de etapas e burocracias. Além de se preocupar com a mudança e a busca pelo local ideal, o inquilino precisa, na maioria das vezes, apresentar uma forma de garantia ao proprietário do imóvel ou à imobiliária assegurando que caso ele não pague o aluguel, alguém poderá cobrir essa despesa. Essa garantia é chamada de FIANÇA.

Por muito tempo, a modalidade de fiança mais comum no mercado imobiliário foi o fiador. Porém, o uso de fiadores pode deixar o processo ainda mais lento e complexo. Por isso, novas modalidades surgiram para agilizar e tornar tudo mais fácil: o SEGURO FIANÇA e o TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO.

O QUE É UM SEGURO FIANÇA?

O Seguro Fiança é uma garantia locatícia que substitui a figura do fiador. Ou seja, se o inquilino não pagar o aluguel, o seguro irá cobrir. Bom né? Ele agiliza a locação e faz com que o inquilino não precise pedir favor a ninguém para alugar um imóvel.

O valor de um seguro fiança é em média 0,8 a 1,5 do valor do aluguel + encargos (renovado anualmente). Este seguro cobre até 30 vezes o valor do aluguel, condomínio e IPTU, e 6x o valor da água e energia. É possível ainda inserir outras coberturas como: multas contratuais, danos ao imóvel e pintura.

Além disso, dependendo da seguradora, o inquilino tem direito aos serviços de mão de obra gratuitos com eletricista, bombeiro hidráulico, chaveiro, vidraceiro, manutenção de geladeira, máquina de lavar roupas, fogão e forno microondas (nestas assistências o locatário precisa comprar apenas as peças de reparo). Utilizando estes serviços, o inquilino já consegue ser ressarcido em parte do valor investido no seguro.

Este tipo de garantia é mais seguro que fiador e caução de 3 meses e ainda possui assessoria jurídica incluída no serviço, ou seja, o proprietário do imóvel ou a imobiliária que está administrando a locação, não terá custos com advogados caso ocorra ação de despejo, por exemplo.

Em suma, o seguro fiança é a opção mais segura para todos os envolvidos na locação: inquilino, proprietário do imóvel e imobiliária.

Confira no vídeo abaixo um pouco mais sobre como alugar sem fiador através do Seguro Fiança:

O QUE É TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO?

Mais uma modalidade para você alugar rápido, sem fiador e com menos burocracia ainda, pois para contratar um Título e Capitalização você nem precisa passar por análise cadastral. 

Para contratar: você deposita para a Seguradora um valor (que gira em torno de 12 vezes o valor do aluguel do imóvel). E pronto! Ao final da locação, caso não tenha ocorrido nenhum dano no imóvel ou inadimplência, você resgata 100% do dinheiro depositado com correções!

Fazendo o Título de Capitalização, dependendo da seguradora, você também tem direito à assistência 24h para serviços como chaveiros, eletricista, vidraceiro, bombeiro hidráulico e pequenos reparos no imóvel, em eletrodomésticos e outros. Além disso, concorre a sorteios mensais do valor total aplicado.

Tem interesse em saber mais sobre Seguro Fiança e Título de Capitalização? Chame-nos no WhatsApp ou mande um mensagem nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *